Asics Golden Run BSB: análise do percurso.

Uma das meias maratonas mais rápidas do país! É assim que os organizadores do circuito Golden Run, sempre rotulam a etapa de Brasília do circuito de meias maratonas patrocinados pela Asics.


De fato, dois terços da prova são disputados em um percurso extremamente rápido, com trajeto plano e leve declive. Contudo, alguns corredores que disputam a prova pela primeira vez, geralmente são surpreendidos por um falso plano com leve aclive, em um momento da corrida no qual geralmente o corredor já encontra-se um pouco desgastado.
A prova larga na Praça dos Cristais e até a altura do km 2, o percurso possui alguns aclives. Diferentemente de quando a largada acontecia na Praça do Buriti, onde os corredores já iniciavam a prova em trajeto plano com declives, o novo trajeto exige atenção nos quilômetros iniciais.
Após o km 2, a prova entra em seu longo trecho mais rápido, até a altura do km 12. Neste trecho, apenas um curto aclive acentuado na altura do km 6, interrompe as retas e declives que se estenderão até o final do Eixão Sul. Após a transição do km 12 para 13, o trecho mais técnico e que geralmente surpreende corredores que nunca disputaram a prova é iniciado. Até o km 18, uma série de discretos aclives costumam minar a força e performance de alguns corredores que aguardavam um percurso exclusivamente plano. Após o km 19, o que foi poupado nos primeiros dois quilômetros de prova poderá ser compensado. Um trecho totalmente plano sentido Esplanada dos Ministérios lhe aguarda para aquele gás extra rumo a melhora do tempo final de prova.
Portanto, se você objetiva quebrar seu recorde pessoal nesta prova, é inviável poupar na primeira metade do percurso, visto o trecho mais favorável estar posicionado justamente nos 12/13 km iniciais da prova.