Em recente pesquisa publicada no British Jornal of Sports Medicine, os adeptos da corrida tiveram uma ótima notícia: correr diminui o risco de morte prematura.
Neste estudo, os pesquisadores selecionaram mais de 230 mil participantes, onde seus dados inerentes a saúde foram monitorados de 5,5 até 35 anos.
O estudo revelou que praticamente qualquer quantidade de corrida (uma média de 50 minutos por semana) faz o risco de morte prematura diminuir em até 27%.
Além disso, as chances de um corredor desenvolver doenças cardiovasculares são 30% menores do que no caso dos sedentários. A pesquisa também identificou que o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer caem 23%.
Talvez o dado mais curioso da pesquisa, seja a quantidade necessária de prática deste esporte para colher tais benefícios: uma corrida de 50 minutos, a menos de 10km/h (ritmo de 6'00"/km), oferece os mesmos benefícios de quem pratica mais vezes.
Entretanto, caso você corra maiores volumes do que o citado na pesquisa, isso não quer dizer que você precise reduzir a prática. A pesquisa apenas sinaliza que mesmo as pessoas que não tem muito tempo para treinar, podem conseguir colher benefícios para a saúde com pouco tempo de corrida no decorrer da semana.