Dicas para manter a motivação nos treinos.

Não é incomum corredores atravessarem fases, nas quais perdem a motivação no esporte que tanto amam. Algumas pessoas dizem que este momento é conhecido como "bode" na corrida. Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você a superar esta fase (ou sequer atravessa-lá):

1) Valorize cada corrida: todo quilômetro conta. Se você esta se sentindo bem, sem dores ou algo que lhe incapacite, não perca a oportunidade de correr alguns quilômetros. Após algum tempo no mundo da corrida, costumamos desqualificar as corridas curtas. Mas já parou para pensar no bem estar que uma corridinha de 4 km pode promover no seu bem estar, além da contribuição no seu volume semanal/mensal?



2) Dose extra de energia: Esta se sentindo muito cansado. Acredite, uma corrida curta e intensa pode ser uma excelente cura. Corridas muito lentas neste caso, podem não ser uma boa alternativa. Invista em poucos quilômetros inserindo alguns estímulos (velocidade mais alta) em alguns trechos.

 
3) Varie suas corridas: Quando estamos sem uma meta, uma prova em mente, é comum repetirmos distâncias e ritmo durante as corridas. Contudo, esta não é uma boa alternativa quando precisamos encontrar motivação. Tente variar suas corridas durante a semana: dias com quilometragem baixas, dias com ritmos baixos, ocasiões com distâncias maiores e alguns dias (no máximo 2 ou 3) com ritmos mais intensos. Atenção: jamais tome como parâmetro ritmos intensos de outras fases. Aplique o ritmo intenso ideal para o momento!




4) Desative as notificações do relógio: Sabermos o tempo, ritmo e demais métricas oferecidas pelos relógios esportivos é muito bacana. Porém, tire alguns dias para correr as cegas. Desative os alertas sonoros e vibratórios do seu relógio e aposto que ao final desta corrida você se surpreenderá com o resultado. 

5) Priorize a corrida: Não caia no velho discurso do "estou sem tempo". Por mais apertada que seja sua rotina diária, 20 minutos de corrida farão uma enorme diferença no decorrer do seu dia. Se possível, adote o hábito de iniciar o dia correndo. Primeiro a corrida, depois o resto!