Talvez você já tenha se perguntado em algum momento: eu devo alongar antes ou depois da corrida? Segundo o ortopedista Gustavo Asmar, inúmeros estudos sobre o tema já desvendam tal mistério.
De acordo com estes estudos, os corredores que alongam antes da corrida demonstram ter um pace (ritmo de corrida) pior do que os corredores que não alongam. Outra informação relevante, é sobre os gastos energéticos durante a corrida, visto que eles foram significativamente maiores nos corredores que alongavam antes do treinamento.
Bom, então você quer dizer que eu não devo alongar antes de correr? Segundo Aimar, a resposta é sim, principalmente se o objetivo do corredor for a alta performance. Contudo, Aimar afirma que não é proibida tal prática. "Se o atleta se sente mais seguro e até mesmo confortável, tudo bem".
Não há um consenso entre os especialista, mas o chamado alongamento dinâmico pode ser uma alternativa. Trata-se de exercícios como o afundo e saltos laterais, que alongam enquanto aquecem o corpo.
Desta forma, o que recomenda-se para evitar lesões é um trabalho direcionado com especialistas (fisioterapeutas e treinadores), buscando atividades que melhorem a flexibilidade, mobilidade das articulações e ganho de amplitude dos movimentos.
Fonte: Revista Runner's World