Um recente estudo denominado The Sole Supplier, fez uma abrangente análise averiguando as melhores e piores maratonas para se correr ao redor do mundo. Estariam as Majors (Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York) bem posicionadas no ranking deste estudo?
O estudo levou em consideração, o tempo médio que os corredores concluem as provas, número de postos de atendimento médico, quantidade de banheiros disponíveis, preço das inscrições e acomodações locais.
Fatores ambientais também são avaliados: qualidade do ar, temperatura, precipitação e altitude. 81 provas foram avaliadas e certamente você deve estar curioso para o resultado. Abaixo, vejamos o que disse o estudo sobre a questão.
A maratona de Hamburgo na Alemanha, ficou com o primeiro posto no ranking, com uma nota de 7,57 no estudo. A nota se deve principalmente ao baixo valor de inscrição (comparado com as demais maratonas), algo em torno de 66 Euros e altitude favorável (8 metros acima do nível do mar).
A maratona de Viena ficou com a 2ª posição, com nota de 7,45. Ela possui 43 instalações sanitárias e uma temperatura média entre 8º e 10 ºC. É considerada a quinta maratona mais rápida do mundo, com tempo médio de conclusão estimado em 4h.
Talvez você esteja se perguntando: mas e as Majors? de acordo com este estudo, Berlim ficou em 22º lugar, Chicago em 49° e Nova York em 52º. Importante lembrar que os valores das inscrições para tais provas, possa ter impactado na posição no ranking, pois sabemos que a Maratona de Chicago, por exemplo, tem inscrição na casa de 230 doláres.
Mas e as piores maratonas do mundo? Segundo os pesquisadores, no continente Asiático estão posicionadas as maratonas mais lentas em termos de tempo médio de conclusão. Sabemos que este não é o único requisito, mas talvez você priorize provas rápidas, com percursos mais favoráveis para correr 42km. Sendo assim, a Maratona Standard de Kuala Lumpur, é a mais lenta de todas, com tempo médio de conclusão de 5h41m.