O que é o período de base no universo da corrida?

O final do ano se aproxima, 2020 ainda não começou e talvez o corredor se pergunte. E agora? O que fazer? Antes do início de uma novo período de provas, todo corredor deve passar pelo treinamento de base, que equivale a fase na qual o atleta se prepara para alcançar suas metas, sejam elas quais forem.


De acordo com alguns especialistas, este período pode ser dividido em duas etapas: geral e específica. 

No primeiro caso, o atleta deve praticar diferentes estímulos além da corrida, podendo fazer bike, elíptico e remo, que também irão trabalhar a parte aeróbica, porém diferenciando a mecânica do movimento. Já no segundo caso, o foco é o trabalho específico de força na corrida.


Esta etapa também inclui exercícios de musculação e técnica de corrida, além de alguns circuitos para que a atleta ganhe potência. O treinamento de base é fundamental portanto, para que o corredor consiga se superar quando chegar o período de provas.
Exemplificando, um atleta que corre 10 km em um determinado tempo, por exemplo, não conseguirá baixar sua marca se não sofrer diferentes estímulos e tiver um bom treino de força e resistência no decorrer de sua fase preparatória. 
Importante destacar que caso o atleta possua duas provas alvos no ano, ainda assim são necessárias a realização de dois períodos de base, sendo uma base maior no início do ciclo e outra mais curta e simples antes da segunda prova do ano.

Fonte: Ativo