Tênis protótipo da Adidas é visto em prova nos EUA


Ao tempo em que recentes especulações apontam sobre a possibilidade da linha Nike Vaporfly ser proibida — quando a World Athletics concluir as investigações e anunciar novas regras a respeito dos calçados dos atletas em provas — mais um tênis causou alvoroço no universo da corrida. Os telespectadores da Meia Maratona de Houston 2020, que aconteceu no último dia 19, reconheceram o que aparentemente trata-se de um modelo protótipo da Adidas nos pés de alguns dos corredores de elite da prova.

Na imagem, o tênis parece ter um solado bem alto, além de uma linha sutil entre ele e a entressola — o que alguns acreditam ser uma placa de carbono. O modelo é todo branco e foi usado por Philemon Kiplimo e Abel Kipchumba, ambos atletas da Adidas. Kiplimo terminou em quarto lugar (59min28). Já Kipchumba ficou em quinto lugar (59min35).

Antes da maratona de Nova York, em novembro do ano passado, Mary Keitany foi vista correndo com um tênis que parecia o Adidas Adizero Pro. Contudo, antes da prova, ela afirmou em entrevista que nunca havia competido com o Nike Vaporfly Next% e que iria apostar em um “tênis normal” para a Maratona. Contudo, esse modelo protótipo da Adidas, visto no fim de semana, é bem diferente do usado por Keitany na prova de Nova York.


Vale lembrar também que no dia 12 de janeiro, Rhonex Kiputro bateu o recorde mundial nos 10K masculino e também calçava o que parecia ser um Adizero, o Adizero Takumi SEN 5. O tênis pesa, em média, 163 gramas, tem um drop de 9 milímetros e não contém placa de carbono, mas sim a tecnologia Boost, com retorno de energia.
No ano passado, o aplicativo Strava informou que os corredores que usavam o Nike Vaporfly Next% terminaram as maratonas de Tóquio, Boston, Londres e Berlim mais rapidamente. Depois deles, foram os corredores com o Nike Zoom Vaporfly. Além de um modelo lançado em parceria com a Porsche em 2014, a Adidas ainda não fez nada para a corrida que tenha placa de fibra de carbono.
Agora, nos resta aguardar para verificar se a marca alemã também irá aderir as polêmicas placas de carbono.


Fonte: Runner's World