Maratona de Tóquio é cancelada para amadores.


Em virtude do surto de coronavírus se espalhando pelo mundo, muitos questionaram se a Maratona de Tóquio 2020 seria cancelada. Agora, por meio de uma declaração oficial dos organizadores da prova,  decretou-se que ela será restrita aos corredores de elite, deixando de fora 38 mil corredores. Serão apenas 176 participantes — e 30 atletas em cadeiras de rodas.
No dia 31 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão do coronavírus, que foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na China. Em 6 de fevereiro, o governo japonês proibiu viagens para a cidade chinesa por pelo menos 14 dias antes de voltar para o Japão. Na sexta-feira da mesma semana (14/02), a empresa que promove a Maratona de Tóquio 2020, comunicou que aqueles que necessitassem passar pela China, precisariam adiar  a inscrição na prova para 2021.


Nesta segunda (17/02), os mesmos organizadores emitiram um comunicado à imprensa. “Estamos nos preparando para a Maratona de Tóquio 2020 (que acontecerá em um domingo, 1º de março) enquanto implementamos medidas preventivas de segurança. No entanto, agora que a primeira morte por coronavírus foi confirmada em Tóquio, não podemos continuar com o evento dentro da escala que prevíamos originalmente e lamentamos informar o seguinte: a Maratona de Tóquio 2020 será realizada apenas para a elite.”


Todos os corredores inscritos poderão adiar a participação para a corrida de 2021. Entretanto, aqueles que o fizerem deverão pagar novamente pela inscrição no próximo ano. 

“Respeitando o regulamento de entrada, a taxa de inscrição e as doações recebidas para a Maratona de Tóquio 2020 não serão reembolsadas”. Mais informações serão anunciadas em abril deste ano.
Antes do cancelamento, já havia sido anunciado que medidas preventivas foram tomadas para impedir a propagação do coronavírus. O site oficial afirmou que colocará pontos com álcool para as mãos na exposição do evento. Máscaras cirúrgicas também serão distribuídas.
Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as autoridades manifestaram preocupação sobre como o coronavírus afetará as competições. Na quinta-feira passada, Yoshiro Mori, político japonês e chefe da organização dos Jogos, disse que o cancelamento da Olimpíada “não foi considerado”.


Fonte: Runners World