A Adidas admitiu na última quarta-feira (19/02/2020), que o surto de
coronavírus está sendo responsável por uma queda de 85% nas vendas da marca em
território chinês. A base de comparação é a quantitativo de vendas feitas pelas
lojas físicas e on-line da empresa alemã entre janeiro e fevereiro do ano
passado.
Atualmente, a Adidas distribui seus produtos em mais de 12
mil lojas na China, a maioria sob esquema de franquia, com aproximadamente 500
estabelecimentos sendo gerenciados diretamente pela marca. A região da
Ásia-Pacífico é a que mais fatura globalmente para a empresa, alcançando € 2,09
bilhões nos primeiros nove meses de 2019, 10,4% a mais do que no mesmo período
do ano anterior. O peso exato da China na região não foi divulgado, mas já há
uma preocupação crescente em relação aos resultados finais do ano.
"A magnitude do impacto total em nossos negócios para o
ano de 2020 não pode ser quantificada exatamente hoje. Mais informações serão fornecidas
em 11 de março, quando publicarmos os resultados econômicos correspondentes ao
ano fiscal de 2019. Mas é certo que a queda brutal nos números causa
preocupação", afirmou a Adidas, em comunicado oficial.
Vale mencionar que outras marcas esportivas também alertaram
que o coronavírus afetará os negócios na China em 2020, caso da Puma, que
deixou isso claro em sua apresentação dos resultados econômicos de 2019. Para
se ter uma ideia, mais da metade das lojas da marca alemã na China estão
temporariamente fechadas. A Nike, por sua vez, também divulgou uma declaração
sobre o efeito negativo que o surto terá sobre o crescimento da marca americana
no país asiático, mas não especificou números.
Fonte: Máquina do Esporte.