Grandes marcas esportivas deixaram
a competição de lado e aderiram à onda de solidariedade e cooperação. New
Balance, Nike e Adidas anunciaram nos últimos dias que suas fábricas têm se dedicado
à produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), que estão em falta em
todo o mundo, reutilizando materiais que seriam usados para produzir tênis e
roupas.
A New Balance foi a primeira a
anunciar, no fim de março, menos de uma semana depois do desenvolvimento de um
protótipo, a produção de máscaras faciais para hospitais em suas fábricas de
Lawrence, Massachussetts e Norridgewock, nos Estados Unidos. A intenção da
empresa americana é entregar 100.000 EPIs por semana.
Até mesmo os cadarços que seriam utilizados
em tênis foram reaproveitados para o ajuste das máscaras. A New Balance diz que
está trabalhando em novas solicitações feitas por hospitais para produzir
outros EPIs, como aventais e capas para os pés dos médicos, e ressaltou em
comunicado que não se trata de uma “uma oportunidade comercial”.
“Estamos buscando preços
equilibrados e/ou doações para a máscara facial. Essa iniciativa manteve muitos
de nossos colaboradores orgulhosamente engajados durante essa crise econômica e
de saúde pública, enquanto nossos clientes tradicionais de varejo estão
fechados devido à pandemia da Covid-19”.
A Nike apresentou iniciativas
semelhantes no último dia 7 ao lançar um escudo de proteção facial, elaborado
em parceria com profissionais de saúde da Oregon Health & Science
University (OHSU), que testaram e aprovaram os protótipos.
A marca americana revela que
materiais de calçados, como as solas do modelo Nike Air, um de seus campeões de
venda, e um cabo originalmente destinado a roupas, foram utilizadas na fabricação
do protetor facial. Os modelos são produzidos nas fábricas de Oregon e
Missouri.
“Sem a proteção facial adequada,
os profissionais de saúde correm um risco maior de contrair o vírus, o que
poderia causar uma pressão substancial sobre a força de trabalho da saúde nos
próximos meses”, afirmou o médico Miko Enomoto, professor associado da OHSU. “A
generosa resposta da Nike à crise do Covid-19 ajuda a incutir uma camada
adicional de confiança e apoio aos profissionais de saúde, para que possamos
realizar com segurança os trabalhos para os quais nascemos ”, completou.
Por sua vez a Adidas, anunciou na
última quarta-feira, uma parceria com a empresa de tecnologia Carbon, uma
colaboradora de longa data, para fabricar as máscaras de proteção. O plano das
empresas é fabricar 18.000 itens por semana com o auxílio de impressoras 3D.
A empresa alemã de artigos
esportivos também anunciou doações para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a
Fundação para o Desenvolvimento da Juventude da China, hospitais na Coreia do
Sul e à Cruz Vermelha.
Fonte: Veja.