Há aproximadamente 45 dias, o
mercado de corrida de rua está praticamente parado devido às restrições
impostas pelos governos para tentar conter a pandemia de covid-19. As empresas
organizadoras são as mais lembradas, quando se pensa na cadeia produtiva da
corrida de rua, mas outros vários fornecedores integrantes dela também sofrem
os efeitos da paralisação. Existem contudo, exemplos de reinvenções do próprio
negócio para ao menos alguma receita ser gerada.
Enquanto as provas pedestres
estão suspensas, a LF Running, que geralmente confecciona camisetas e promove
alguns eventos, aproveita as máquinas de corte e costura que possui para fazer
máscaras e aventais cirúrgicos. “É o que tem para fazer para quem tem
confecção”, relata o proprietário Lucas Froes.
Segundo ele, a parte de estamparia está parada. A venda de
máscaras e aventais é feita para quem os revende para hospitais.
Empresas organizadoras de corridas iniciaram a solicitação
de máscaras personalizadas, já que é bem provável que, no retorno das provas,
elas sejam entregues no kit.
Os fotógrafos de corrida também foram comprometidos. O
dinheiro que ainda entra é o de venda de fotos antigas, que não é muito. Por
causa disso, o Fotop acelerou o desenvolvimento do “Fotógrafo Já”.
No novo serviço da empresa, os profissionais cadastrados
podem aceitar trabalhos de fotografia de outros segmentos. Um exemplo: para
mostrar em um aplicativo as fotos de seu cardápio, um restaurante precisará
contratar um fotógrafo, e o “Fotógrafo Já” faz essa intermediação.
Sem provas, a voz dos locutores não é ouvida há tempos. Uma
nova ideia, porém, começou a mudar essa situação no último domingo, 26 de abril
de 2020. Graças à Pace4Run, da ChronoMax, Leandro Pricoli voltou a apresentar
uma corrida, que era virtual, ou seja, cada participante estava em um lugar
diferente – inclusive na esteira ou dentro de casa.
Leandro comandou uma “live”, transmitida via YouTube, em
que, além de exercer a função tradicional de locutor, interagiu com os
participantes e apresentou tempos parciais – cadastrados pelos próprios
atletas.
Desta forma, mesmo com os tradicionais serviços
comprometidos, o mercado de corrida de rua tenta driblar a crise e encontrar
alternativas que mantenham o fôlego nesta dura prova de resistência imposta
pelo covid-19.
Fonte: Site Esportividade.