Câimbras na prática esportiva: como evitá-las!


Você está se exercitando e de repente sente uma fisgada em algum músculo do corpo. Assim o exercício vai por água abaixo. Essa contração involuntária incomoda e acaba prejudicando os treinos e as provas ou práticas esportivas de muita gente. As famosas câimbras, que de glamour não tem nada, podem durar apenas alguns instantes ou até mesmo vários minutos e em casos extremos as contrações são tão fortes que o atleta chega a se contorcer de tanta dor.


De acordo com a nutricionista e fisiologista do exercício, Juliana Pizzocolo Martins Estrela, as partes do corpo mais comprometidas são a panturrilha, mãos, abdômen, pescoço e pés. “As câimbras são mais comuns em adultos do que em crianças e vão se tornando mais frequentes à medida que envelhecemos”, conta.

Mas o que torna esse problema mais frequente? Para a especialista, alguns fatores como atividade física vigorosa, desidratação, diabetes, baixa taxa de açúcar no sangue, varizes e fraturas ósseas estão entre os responsáveis por desencadear as câimbras.


Neste caso, os grandes aliados na prevenção são alimentos ricos em vitamina A, B, C, cálcio, magnésio e repositores de sódio como a água de coco. “Todos esses alimentos possuem a capacidade de garantir uma ótima contração muscular e, desta forma, diminuem os riscos de câimbras”, explica a nutricionista. Além disso, se manter hidratado é fundamental, com a ingestão de bastante água.



Fonte: Webrun.