Diamond League define adequações e calendário relâmpago.


A Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) comunicou na última terça-feira (12/05/2020), o cancelamento de três etapas da Diamond League. Além disso, também divulgou um calendário reformulado para tentar manter a edição 2020 da principal competição anual do atletismo mundial apesar da pandemia do coronavírus.


De acordo com o site oficial da Diamond League, as etapas de Londres (Inglaterra) e Rabat (Marrocos), assim como Zurique (Suíça), que seria a etapa final da turnê, deixaram o calendário. Desta forma, não haverá uma série estruturada de eventos que levam a uma final, como acontece tradicionalmente.

"Dadas as discrepâncias atuais com relação a oportunidades de treinamento e viagens, seria impossível garantir condições equitativas e um sistema de qualificação justo durante 2020. Portanto, os atletas não ganharão pontos na Diamond League nesta temporada e não haverá uma etapa final com todas as provas em Zurique, conforme planejado originalmente", diz o site da liga.


Com a readequação, a aposta será em um calendário relâmpago, com 11 etapas sendo disputadas em apenas dois meses. O início seria em Mônaco, em 14 de agosto. Em seguida, a turnê passaria por Gateshead (Inglaterra), Estocolmo (Suécia), Lausanne (Suíça), Bruxelas (Bélgica), Paris (França), Nápoles/Roma (Itália), Xangai (China), Eugene (EUA) e Doha (Qatar). A última etapa seria disputada na China, em 17 de outubro, em uma cidade que ainda será definida.
Os organizadores de cada etapa revisarão e anunciarão o formato de suas respectivas competições, além de quais provas serão disputadas em quais etapas, sempre dois meses antes de cada evento. A intenção disso é que, assim, cada organizador possa trabalhar nas condições atuais previstas por seus respectivos governos.


Fonte: Máquina do Esporte.