Como identificar uma lesão no adutor da coxa.

Sentir uma dor no músculo adutor significa que você sofreu uma lesão aguda nos músculos da virilha na parte interna da coxa. Embora vários músculos diferentes possam ser feridos, os mais comuns são o adutor longo, curto, magno e o grácil.


Estiramentos nessa região refletem na unidade músculo-tendão, devido à contração vigorosa, muitas vezes durante uma carga excêntrica. Esse termo refere-se a uma contração muscular enquanto o músculo está alongando, versus concêntrico, em que o músculo encurta durante a contração. A maior parte do levantamento de peso envolve contração concêntrica.

De acordo com a Dra. Ana Paula Simões, ortopedista da Santa Casa, as lesões podem ocorrer na origem muscular ou inserção, na junção músculo-tendão, ou dentro do corpo do músculo da região. Geralmente, ocorrem nesta junção. De forma pouco comum, a lesão do tendão ocorre no local de sua ligação com osso. Estiramentos podem ser graduados de um a três, com base na sua gravidade: Grau 1 – envolve uma lesão leve com algum sangramento, mas sem interrupção significativa da fibra; Grau 2 – envolve lesão das fibras, mas a integridade geral da unidade é preservada; e Grau 3 – envolve interrupção total das fibras levando a uma perda de integridade do tendão. A maioria das linhagens de músculo adutor são de grau 1 ou 2.


As lesões ocorrem durante a contração muscular aguda, como quando chutamos, corremos ou patinamos. Fatores que podem predispor um paciente à lesão e os riscos aumentam com: Esportes envolvendo aceleração, como corrida, futebol e tênis;  Esportes com movimentos repetidos, como artes marciais e ginástica; Falha no aquecimento, alongar incorretamente ou fadiga por uso excessivo; e Despreparo físico, musculatura adutora despreparada.

A maioria (mas não todas) das lesões dos adutores podem ser evitadas através de aquecimento adequado e alongamento antes da atividade. Fortalecimento é fundamental. Se ocorrerem lesões, evite o retorno prematuro às atividades. Treine o gesto esportivo antes para ter certeza que está recuperado!


Fonte: WebRun