Corrida parece ser mais benéfica contra o câncer do que se imagina.

Um estudo feito pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou novos impactos positivos da atividade física para a saúde do corpo. A análise, divulgada pela revista científica eLife, demonstrou a relação entre a corrida e a prevenção do câncer.



Para a realização da pesquisa, foram injetadas células cancerígenas em ratos. Os cientistas observaram que, nos roedores que foram postos para correr, os tumores não se desenvolveram - diferente do que ocorreu nos animais que se mantiveram sedentários.

A explicação para o acontecimento está no funcionamento dos glóbulos brancos que se alteram com a prática do esporte, fortalecendo as células do sistema imunológico, chamadas de T CD8 +, que são capazes de combater alguns dos tipos mais recorrentes de tumor, como o câncer de mama.

Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores suecos ainda não podem afirmar que o mesmo efeito ocorre no organismo humano. Entretanto, outros estudos já alegaram que a prática de atividades físicas ajuda a prevenir o surgimento de tumores. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2016, por exemplo, alegou que correr é capaz de reduzir o aparecimento de 13 tipos de câncer em adultos.


Benefícios da corrida

Há quem acredite que a corrida é o mais democrático dos esportes por causa de sua praticidade: no geral, com um tênis e uma roupa confortável, já é possível arriscar os primeiros passos. Além de ser simples de se iniciar, a modalidade ainda oferece uma série de vantagens para seus praticantes, tanto para a saúde física quanto a mental.

Aumenta a capacidade cardiovascular;

Diminui os níveis de colesterol;

Emagrece;

Aumenta a força nos membros inferiores;

Melhora a capacidade cognitiva;

Eleva a disposição física;

Reduz os sintoma de depressão e ansiedade;

Melhora a circulação sanguínea;

Melhora o humor.


Fonte: Minha Vida.