Todo corredor tem como meta melhorar o desempenho nas provas que disputa. Mas, para alcançar seus objetivos, além dos treinos longos e de rodagem, também é preciso realizar trabalhos específicos que visam o aumento de velocidade.
O fartlek pode ser utilizado em todos os períodos e fases do treino. Este método pode ser proveitoso tanto para os corredores mais experientes quanto para os que estão começando na corrida. Este tipo de treino pode ser realizado por qualquer atleta. Não há restrição para quem pode treinar o fartlek, mas ele pode ser mais proveitoso para quem já tem uma base na corrida. “Essa ideia foi criada para você aumentar a velocidade e deixar sua corrida mais forte durante a prova. Muitas pessoas acabam fazendo esse treino sem saber, em parques quando você esta caminhando e depois começa a correr e repete isso algumas vezes. Isso é o fartlek”, conta Kutianski.
“Entre todos os ganhos, os aeróbicos são muitos fortes, o principal objetivo além do aumento de velocidade é melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Você se torna mais tolerante ao estimulo da corrida”, explica o preparador físico. Existem algumas variações de treino do fartlek: original, dirigido e especial.
Variações de treino do fartlek
Original
É bem simples, o corredor define
a distancia e velocidade que vai correr de acordo com a capacidade física do
momento, é feita em terrenos irregulares, não planos.
Dirigido
Para este tipo de treino você
precisa de um profissional para te ajudar, é o treinador que orienta a sua
intensidade e variações de distancia, com alguma marcação durante a corrida,
por exemplo.
Especial
Tem como objetivo agregar outras atividade no treino. Quer trabalhar estabilização de core, resistência muscular, entre outras. O tiro é igual, mas não existe a caminhada nessa versão, no lugar dela, faça algum exercício como abdominal ou agachamento. Os exercícios devem ser pré estabelecidos pelo professor.
Fonte: WebRun