A Nike anunciou, nos últimos dias, o lançamento de dois novos modelos de tênis para running. De acordo com a marca americana, o Nike React Infinity Run 2 e o Nike ZoomX Invincible Run dão continuidade à jornada da multinacional de descobrir o que pode, de fato, ajudar a reduzir lesões associadas à corrida, atendendo às necessidades de atletas no dia a dia e criando um equilíbrio entre amortecimento e estabilidade.
O Nike React Infinity Run 2 é uma nova versão do modelo lançado em 2020, que traz atualizações baseadas em depoimentos de corredores e, por esse motivo, favorece uma corrida mais intuitiva. A principal novidade é a parte superior atualizada com Flyknit, que aumenta a força e a sustentação na região dos dedos, dos ilhoses e ainda na tira que une a sola e a parte superior. Mesmo com esse ajuste, o modelo oferece maior ventilação na parte superior e também na parte intermediária dos pés. No tornozelo, o colarinho foi aprimorado para aumentar a sensação de maciez, sem que isso crie mais peso ou volume no calçado.
“É superimportante se sentir confortável usando um tênis. Na minha opinião, isso é um ótimo sinal de que escolhemos o modelo certo para o nosso corpo, um indício de que estamos no caminho correto para evitar lesões. Quando tem alguma coisa frouxa, quando o pé fica muito solto dentro do tênis, quando a gente sente que algo está errado, a gente percebe que está usando um tênis inadequado para o nosso corpo”, destacou Vanessa Fraser, atleta que faz parte do Bowerman Track Club, grupo de treinamento apoiado pela Nike para corredores profissionais a distância.
Já o Nike ZoomX Invincible Run é
considerado um passo novo da marca na busca por equilíbrio entre amortecimento,
estabilidade e geometria da sola. A entressola tem espuma ZoomX de alta
sensibilidade, que devolve mais energia para a sola dos pés quando comparada a
qualquer outra espuma da Nike, aumentando a economia de energia durante a
corrida.
Criado para treinos mais longos, o Invincible tem mais espuma na entressola do que o Infinity, que, por sua vez, conta com espuma React. Isso favorece passadas mais suaves, devolve mais energia e ajuda a poupar o corredor.
Embora seja inspirada na placa de
fibra de carbono da família Nike Vaporfly, a geometria da sola do Invincible e
a malha mais ampla na parte dianteira dos pés tenta garantir passadas mais
estáveis e transições fluidas quando comparadas à transição mais propulsora dos
calçados com placas.
Segundo a fabricante americana, o
ZoomX Invincible Run é indicado para os treinos do dia a dia, pois é
considerado ideal pela Nike para percorrer diversos tipos de distâncias.
Enquanto isso, o Nike React Infinity Run 2 é o tênis para prevenir lesões e
garantir economia de energia nas corridas do dia a dia.
Fonte: Máquina do Esporte.