A Adidas anunciou planos para investir mais de 1 bilhão de euros em digital até 2025, quando espera ter dobrado suas vendas em 9 bilhões de euros.
Em sua última chamada de lucros em 10 de março, a empresa
delineou um ambicioso plano de cinco anos destinado a impulsionar as vendas e
os lucros diretos ao consumidor (DTC) na esteira da pandemia do coronavírus,
que afetou drasticamente o setor de vestuário e calçados esportivos.
Em 2020, a receita da Adidas diminuiu cerca de 16 por cento para 19,84 bilhões de euros em 2020, de 23,64 bilhões de euros no ano anterior, enquanto o lucro operacional caiu para 751 milhões de euros em 2020, de 2,66 bilhões de euros em 2019, quando a crise da Covid-19 forçou o fechamento de lojas em todo o mundo.
No quarto trimestre de 2020, no entanto, a Adidas registrou um aumento de 14% na receita da DTC à medida que a pandemia alterou os hábitos de compra, com as vendas on-line aumentando 43%. Durante todo o ano, seu negócio de comércio eletrônico cresceu 53% para mais de 4 bilhões de euros , representando mais de 20% do total de vendas.
Como parte de sua mudança para um modelo de negócios liderado pela DTC, que se enquadra em um plano estratégico mais amplo chamado "Own the Game", a empresa espera aumentar sua receita do comércio eletrônico para responder por cerca da metade das vendas totais até 2025 e gerar mais de 80% de seu crescimento de primeira linha direcionado.
"'Own the Game' é uma estratégia de crescimento e
investimento, que levará a Adidas a um futuro de sucesso", disse o
executivo chefe da Adidas Kasper Rorsted. "Nossa estratégia está
profundamente enraizada no esporte, coloca o consumidor no centro de tudo o que
fazemos e é trazida à vida por nosso povo.
Fonte: Máquina do Esporte.