É comum associarem alimentos e procedimentos estéticos à saúde cutânea, mas os exercícios físicos nem sempre são relacionados a essa finalidade. A prática apresenta benefícios para a saúde da pele, ainda mais quando integrada à alimentação adequada, produtos tópicos específicos. “Todas as formas de atividade física melhoram o metabolismo, a qualidade de vida e refletem diretamente também na saúde da pele”, explica o Dr. Renato Soriani, mestre em Dermatologia.
A caminhada é considerada um dos movimentos mais eficientes para ajudar na melhora da circulação e da elasticidade cutânea. Portanto, o excesso de musculação pode comprometer esse processo e acarretar no desenvolvimento de estrias, por isso, é importante equilibrar sua prática na rotina e intercalar com exercícios aeróbicos, especialmente para pessoas com pré-disposição à essa disfunção da pele.
Um outro tipo de atividade indicada para cuidados com a pele é o pilates, capaz de fortalecer e alongar todos os grupos musculares, sendo considerado uma das melhores alternativas para reduzir a flacidez do tecido dérmico.
Porém, Dr. Soriani ressalta que
alguns esportes merecem atenção. Não esquecer do uso do protetores solares e no
caso de esportes realizados na água,
como a natação, é importante reforçar a hidratação cutânea com produtos
adequados.
Fonte: WebRun.