Ao longo do dia sempre surge aquela vontade de comer um chocolate ou guloseimas. O desejo por doces é um sinal de que os níveis de açúcar do corpo estão desequilibrados. Quando a quantidade está abaixo do ideal, o corpo sente a necessidade de alimentos ricos em carboidratos açucarados, para assim regular seus níveis. Estabilizar a quantidade de açúcar no corpo é essencial para uma boa saúde, manter o peso sob controle, reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
É
preciso tomar cuidado para que essa vontade não te faça exagerar, já que isso
pode fazer com que você ganhe peso. “Não há alimentos específicos que ‘tiram’ a
vontade, mas sim alguns componentes que neles estão e podem auxiliar na vontade
de comer algo mais açucarado/calórico/doce. Fibras, proteínas e gorduras boas
auxiliam no controle glicêmico do sangue e na saciedade da refeição”, afirma
Dra. Marcela Rossini, nutricionista da Estima Nutrição.
Segundo a nutricionista, há alguns grupos de alimentos que podem ajudar a diminuir essa vontade, mas não de acabar com ela. “Oleaginosas como castanha do pará, de caju, amêndoas, nozes entre outras, são ricas em gorduras boas que geram saciedade e minerais como selênio e magnésio que auxiliam na regulação de hormônios”, explica.
Leguminosas
como grão de bico, lentilha, ervilhas são ricas em fibras e proteínas vegetais,
que auxiliam na saciedade e podem ajudar a controlar aquela fome após a
refeição, no caso, a vontade de comer um docinho.
“Boas fontes de proteína, seja animal ou vegetal nas principais refeições, auxiliam na saciedade da refeição e consequentemente no controle de fome/vontade de comer nas seguintes refeições”, afirma. Uma boa opção é trocar as opções mais açucaradas por naturais como tâmaras, frutas secas e receitas com geleias naturais.
Fonte: WebRun.