Faltam exatos 1.000 dias para Paris-2024 e para celebrar o marco da contagem regressiva, a organização dos próximos Jogos Olímpicos realizará seletiva popular para a maratona olímpica. Pela primeira vez na história moderna, a Olimpíada terá evento para atletas não profissionais em suas instalações no mesmo período da competição multiesportiva. Depois da "bolha" de Tóquio, Paris quer realizar uma Olimpíada aberta, com participação popular e nos locais mais icônicos da cidade, uma das mais visitadas do mundo. A ideia é, segundo o comitê organizador, "levar o esporte dos estádios para o coração da cidade" e convidar os espectadores "a descer das arquibancadas para fazer parte da experiência dos Jogos como um atleta".
Dois mil corredores disputarão corrida contra o queniano Eliud Kipchoge, bicampeão olímpico e dono do recorde mundial da prova. Os amadores largarão em diferentes blocos dependendo do desempenho que esperam atingir ao longo de 5km. Kipchoge vai sair por último, após algum tempo, e as pessoas que cruzarem a linha de chegada antes dele ganharão sua inscrição para a maratona olímpica em 2024.
Não serão apenas estes os
sortudos que irão aos Jogos de Paris. Membros do Clube Paris 2024 (basta
inscrição no site https://club.paris2024.org/home) podem disputar as seletivas
e também acumular pontos fazendo atividade física. O clube tem atualmente mais
de 235 mil membros.
Outras provas classificatórias serão realizadas assim como sorteios. As primeiras seletivas já aconteceram na França, no Dia Olímpico de 2019, e 46 pessoas foram premiadas.
Paris-2024 informou que haverá
uma prova 10K para os que não estiverem preparados para 42 quilômetros e que
ainda estuda a abertura ao público para prova de estrada de ciclismo.
A organização ainda não divulgou quantos amadores participarão destas provas mas informou que a meta é que seja "o maior número de pessoas possível".
Fonte: O Globo.