O setor de calçados esportivos irá crescer nos próximos anos até atingir um faturamento de US$ 165 bilhões (R$ 938,5 bilhões) em 2030. Esse montante representa um aumento de 50% sobre as vendas em 2020, quando o setor arrecadou US$ 109,7 bilhões (R$ 624 bilhões). A previsão faz parte de estudo divulgado pela Athletic Footwear Market encomendado da Allied Market Research.
Segundo o estudo, os principais
responsáveis por esse crescimento nos próximos anos serão o aumento das
atividades esportivas, o investimento dos governos em eventos, a inauguração de
mais pontos de venda e o aparecimento de novos modelos.
Por outro lado, pesam contra o
crescimento nas vendas o aumento dos insumos, as falsificações e a preocupação
dos consumidores com o meio ambiente.
Para que essa previsão se concretize também é necessário que o mundo supere definitivamente a pandemia. Durante o período de quarentena, marcas como Nike, Adidas e Puma tiveram diminuição de vendas.
Os calçados esportivos masculinos
continuarão sendo os responsáveis maiores pelas vendas. Já o segmento feminino
irá experimentar um grande crescimento até 2030, com aumento de 5,2% nas vendas
entre 2021 e 2030 motivado pelo aumento da participação da mulher em atividades
esportivas ao ar livre com trekking, caminhadas, ciclismo e tênis.
Segundo o estudo, as vendas
on-line de calçados irão subir 5,6% até 2030. Atualmente, o comércio presencial
é o mais utilizado pelos consumidores para as compras.
Em 2020, a região da Ásia
Pacífico foi a líder de vendas de calçados esportivos, seguida de Europa e
América do Norte. A previsão é que o mercado asiático seja o que mais vá
crescer nesta década, com aumento de 5%.
De acordo com o estudo, a líder
em vendas de calçados esportivos no mundo é a Asics, seguida de Adidas, Puma e
VF Corporation (dona de marcas como Timberland e North Face). A Nike ocupa a
quinta posição, seguida por Fila, New Balance, Skechers, K-Swiss e Wolverine
World Wide.
Fonte: Máquina do Esporte.