A Mojo Vision divulgou ter firmado parceria com empresas de material esportivo e fitness, entre elas a Adidas, para acelerar o desenvolvimento de lentes de contato inteligentes que fornecerão informações em tempo real sobre o desempenho esportivo da pessoa.
Amazon Alexa Fund, PTC, Edge
Investments e HiJoJo Partners participaram da rodada de financiamento da Série
B-1 da Mojo Vision, juntando-se a investidores que já faziam parte do projeto,
como NEA, Liberty Global Ventures, Advantech Capital, AME Cloud Ventures, Dolby
Family Ventures, Motorola Solutions e Open Field Capital.
Os novos investimentos, de US$ 45 milhões, aumentam o montante arrecadado pela Mojo Vision para o projeto, que chega a US$ 205 milhões e ajudará a empresa a atingir um mercado em expansão para aplicativos e dispositivos esportivos, ao mesmo tempo em que tenta dar fim a vários problemas que ocorrem com os produtos existentes.
A pesquisa afirma que, embora 74% dos atletas confiem na tecnologia para analisar sua performance esportiva, dispositivos como os smartwatches e rastreadores de condicionamento físico podem interferir no desempenho e não oferecem dados em tempo real suficientes.
Para a Mojo Vision, a tecnologia
de lentes de contato inteligentes pode resolver esses dois problemas. Segundo a
empresa, ela sobrepõe imagens, símbolos e texto no campo de visão da pessoa. Os
usuários controlam a interface com os olhos, o que significa que não precisam
interromper a atividade para ver as informações e têm acesso constante aos
dados em tempo real.
“Os dispositivos vestíveis de
hoje podem ser úteis para os atletas. Mas também podem distraí-los do foco da atividade.
Acreditamos que há uma maneira melhor de fornecer dados de desempenho
atlético”, disse David Hobbs, diretor sênior de gerenciamento de produto da
Mojo Vision.
“A inovação vestível atual está
atingindo seu limite. Na Mojo, estamos interessados em entender melhor o que
ainda falta e como podemos tornar essas informações acessíveis sem interromper
o foco e o fluxo de alguém durante o treinamento, que é o mais importante”,
acrescentou o executivo.
A Mojo tem como alvo vários
grupos de usuários, incluindo praticantes de atividades ao ar livre, bem como
corredores, ciclistas, jogadores de golfe e esquiadores. A empresa espera que
seu novo grupo de parceiros forneça conhecimento de mercado para esportes
específicos, ajudando a desenvolver produtos e interfaces para os usuários.
Adidas Running, Trailforks,
Wearable X, Slops e 18 Birdies se inscreveram para ajudar a criar tecnologia
que combinam realidade aumentada (AR), wearables (as chamadas tecnologias
vestíveis) e dados de desempenho.
Fonte: Máquina do Esporte.