O que são exercícios isométricos e como eles podem auxiliar na corrida.

Como forma de fortalecer e tonificar os músculos, que representam uma parte importante na melhora da performance na corrida, os exercícios isométricos surgem como um complemento. Para pessoas que procuram o fortalecimento, estes exercícios são aqueles que exigem uma postura estática, ou seja, sem movimentação, para acontecer, por exemplo, a prancha isométrica.



O fisioterapeuta Maurício Garcia explica que, em princípios gerais, existem dois tipos de contração muscular. “A contração isométrica, quando o músculo se contrai, mas não encurta seu tamanho, ficando estático e não realiza movimento articular. Já a contração isotônica, promove a alteração do comprimento do músculo sem interferir na sua tensão máxima.”

Ou seja, os exercícios isométricos são uma forma de treinamento estático, onde o músculo realiza uma contração contra uma resistência, ou não, e que favorecem o controle motor. Isso significa a capacidade do músculo de realizar uma ação, de acordo com o estímulo desencadeado.

Onde os exercícios isométricos podem ser feitos?

Eles podem ser realizados em casa, ou em qualquer lugar, pois não necessitam de um equipamento específico, nem mesmo de alguma forma de resistência, como tornozeleiras ou elásticos de treino. É necessária apenas a atenção da realização da contração estática de forma concentrada, prestando a atenção no estímulo dado e na resposta muscular.

Podem substituir a academia?

“Os exercícios isométricos são recomendados em períodos muito definidos. Por exemplo, em casos de pós lesão ou incapacidade de realizar movimentos articulares, além de desenvolver poucas aptidões musculares relacionados a força ou resistência, e são focados na ativação neuromotora de realizar uma ação desencadeada por um estímulo sensorial”, explica Maurício.

Por isso, para um corredor saudável, o ideal é combinar os exercícios isométricos com a musculação e fortalecimento específico. Isso porque a resposta muscular do gesto esportivo da corrida ser de característica dinâmica, precisando de um aporte muscular maior.


Fonte: WebRun