Kipchoge anuncia que correrá em Berlim.

Eliud Kipchoge anunciou na semana passada que irá voltar a competir na Maratona de Berlim este ano, após 4 anos da sua última participação. O queniano, que conquistou dois ouros olímpicos consecutivos nos Jogos do Rio e de Tóquio, buscará o quarto título da Maratona de Berlim na esperança de igualar o grande etíope Haile Gebrselassie.


“Berlim é o percurso mais rápido, é onde um ser humano pode mostrar seu potencial para ultrapassar os limites”, disse o queniano que estabeleceu o recorde mundial de 2h01m39s em sua última vez correndo na capital alemã há quatro anos atrás.

Kipchoge, 37, possui um recorde único nos 42km. Ele venceu 14 das 16 maratonas disputadas na carreira, incluindo não apenas seus dois triunfos olímpicos, mas também nove vitórias em Majors.⠀

Kipchoge é o atual recordista mundial da maratona, tendo fechado a distância com 2h01’39’’, em 16 de setembro de 2018, em Berlim, na Alemanha. Extraoficialmente, no entanto, o atleta tem tempos mais baixos nos 42.195 m, em eventos realizados por seus patrocinadores para que ele tentasse quebrar a barreira das 2 horas na maratona. No Nike Breaking2, realizado em 6 de maio de 2017, em Monza, na Itália, ele chegou muito perto, com a marca de 2h00’25’. A meta foi batida 2 anos depois, em 12 de outubro de 2019, no evento Ineos 1:59 Challenge, em Viena, na Áustria, quando ele fechou a distância com 1h59’40’’.

A Maratona de Berlim promete também ser palco do duelo de Kipchoge e Guye Adola, o etíope que venceu a edição da prova no ano passado com o tempo de 2h05min45seg.


Fonte: WebRun.⠀