Como parte da política de ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês) da empresa, a varejista esportiva Decathlon anunciou duas iniciativas que envolvem inclusão social e sustentabilidade: o lançamento da Oficina de Reparos da Marca no Brasil e o apoio ao Afro Esporte, primeiro programa do país de incentivo ao empreendedorismo de pessoas negras no setor esportivo.
Lançada inicialmente nas lojas da
Marginal Tietê e do Morumbi, em São Paulo, a oficina de reparos da Decathlon
oferece um espaço para manutenção e personalização de equipamentos aos clientes
da marca. O projeto chega para fazer parte do conjunto de iniciativas voltadas
à sustentabilidade, tendo dois objetivos principais: contribuir com a redução
de emissão de CO2 e prolongar a vida útil dos produtos que estão presentes no
mercado.
A oficina também oferece soluções profissionais de reparo e manutenção que respeitam o meio ambiente e conta com um time de especialistas com certificado Park Tool, escola especialista em mecânica de bicicletas, para garantir a qualidade de todos os serviços prestados.
Com o objetivo de apoiar o
empreendedorismo de pessoas negras no segmento esportivo, a Decathlon anunciou
que será apoiadora do programa Afro Esporte, primeiro laboratório nacional de
produção, curadoria de conteúdo e gerenciamento de carreira especializado em
atletas negros, negras e LGBTQIAPN+.
A iniciativa consiste em
selecionar dez projetos para participar do Afro Esporte Fund, cujo objetivo é
desenvolver novos produtos voltados a pessoas negras. Além de contarem com um
programa de treinamento e mentoria, os escolhidos receberão ajuda financeira
para investir em seus empreendimentos e terão a oportunidade de comercializar
seus produtos no marketplace da Decathlon.
Fonte: Máquina do Esporte.