Dicas para escolher um tênis para corrida e caminhada.

Fazer uma caminhada de pelo menos 30 minutos ou correr é uma das formas mais comuns de atividade física. Para isso, os especialistas reconhecem a necessidade de ter um tênis pensado para um melhor treino.

Como sabemos, as grandes marcas de calçados se encarregam de desenhá-los com uma variedade de benefícios para serem usados ​​da melhor maneira possível. Mas como escolher o calçado correto?



Nem todos os calçados esportivos são ideais para diferentes atividades, correr não é o mesmo que jogar futebol, tênis ou basquete. Além disso, nem todos temos o mesmo pé, por isso existem modelos adaptados à forma que cada um tem. Portanto, hoje veremos como escolher um tênis para corrida e para caminhada.

Como escolher um tênis para corrida e para caminhada?

Os melhores tênis de corrida e caminhada para você são aqueles que o mantêm saudável e o ajudam a atingir seus objetivos de condicionamento físico e saúde. Veja como eleger este aliado na prática de atividade física abaixo:

Tipo de pisada

Uma das primeiras coisas que devemos considerar ao escolher nossos tênis de corrida é o tipo de pisada. Em suma, existem três classificações:

1. Pronada

Neste tipo, o peso do seu corpo recai sobre a parte do pé mais próxima do dedão. Quem tem este perfil de pegada deve procurar tênis com estabilidade ou controle de movimento para evitar a pronação.

2. Supinada

Neste tipo, o peso do corpo fica na parte externa do pé, a área mais próxima do dedo mínimo. A dica para estas pessoas é procurar tênis com amortecimento extra para ajudar a absorver o impacto adicional de seus passos. Contudo, a supinação não é tão comum quanto a pronação.

Aliás, se você tem pés em decúbito dorsal, descobrirá que seus tênis tendem a se desgastar nas áreas laterais externas. Portanto, prefira calçados com amortecimento extra.

3. Neutra

Ocorre quando o peso do nosso corpo é distribuído na zona central do pé, sem ficar mais de um lado do que do outro. Neste caso, procure tênis de estabilidade que sejam mais flexíveis do que os calçados de controle de movimento, mas que ainda ofereçam um bom suporte.

Numeração adequada

Saber a numeração correta do seu calçado é super importante. Bons tênis de corrida ajudam seus pés a sofrer menos. Eles amortecem os impactos, controlam a rotação do tornozelo e ajudam na estabilidade. Além disso, a parte superior costuma ser confeccionada com um material que proporciona respirabilidade.

Se corrermos com calçados que não se ajustam bem aos pés ou não são do tamanho correto, corremos o risco de nos machucarmos. Na melhor das hipóteses, você terá apenas um calo. Na pior das hipóteses, pode fraturar alguma coisa.


Fonte: R7.