Treino no verão: confira alguns cuidados e dicas.

A estação mais quente do ano, o verão, chegou! Neste período é normal ter mais indisposição para se exercitar por conta do calor, mas como deixar os exercícios de lado não é uma opção, especialistas listam as melhores atividades, alimentação para encarar o calor com muita saúde.

O excesso de calor pode provocar alteração da pressão arterial, desidratação, insolação, dor de cabeça, fadiga, desmaios, tonturas, entre outras. Mesmo quem já está acostumado a praticar atividades físicas deve ter atenção, mas o que fazer para se exercitar e evitar esses problemas do calor.


O personal e CEO da Rovertraining, Rover Trindade, indica que o melhor é praticar os exercícios antes das 9h ou depois das 17h, já que o sol está mais ameno, fazer atividades aquáticas ou em local que tenha ar condicionado tem menos impacto de calor.

Os exercícios reduzem diversas doenças, inclusive as cardíacas, porém é importante respeitar os limites do próprio corpo para evitar problemas. “Os exercícios devem ser estimulados pois são os principais caminhos para a longevidade e reduzir os riscos de doenças. Ajuda a sair do sedentarismo. Para quem está começando é muito importante ter cuidado, principalmente no verão” conta Rover.

 

Alguns cuidados necessários para se exercitar no verão


 -Mantenha a hidratação constante durante sua prática.

 -Evite fazer atividades em horários que a temperatura costuma ser elevada.

 -Use roupas leves e confortáveis;

 -Procure um médico antes de começar a se exercitar para verificar se não possui nenhuma doença prévia;

 -Se ficar debaixo do sol, utilize boné, protetor solar e camisas que tenham proteção UV,

 -Comece fazendo baixos esforços e vá aumentando os progressos gradativamente.

 

Cuidados com os idosos durante as atividades físicas

Para as pessoas da terceira idade, os cuidados são redobrados principalmente se pratica exercícios físicos ao ar livre, alerta a enfermeira da Laços Saúde, Iohana Salla. O excesso de sol causa problemas graves na pele e causa desidratação, por isso, aumente a quantidade do consumo de água, use boné e protetor solar. Da mesma forma que os mais jovens precisam fazer atividades físicas em horários que o sol é mais ameno, os idosos também precisam seguir essa regra.

Tenha o acompanhamento de um profissional para evitar lesões e machucados, as atividades trabalham várias áreas do corpo possibilitando que os idosos ganham mais qualidade de vida. A caminhada é uma boa opção, é simples e saudável, as atividades aquáticas também são prazerosas e melhoram a saúde cardiovascular e respiratória. Não esqueça de alongar sempre antes de iniciar os exercícios, eles também ajudam no equilíbrio.


Fonte: WebRun