Calendário da Liga Diamante de 2023 é divulgado.

A World Athletics, em nome dos responsáveis pela organização das competições da Liga Diamante, o principal circuito de meetings de um dia do mundo, divulgou o calendário de 2023 e também as provas para as 14 etapas classificatórias e para a grande final, nos dias 16 e 17 de setembro, que será disputada na cidade de Eugene, nos Estados Unidos, mesma sede do Campeonato Mundial do Oregon de Atletismo de 2022, o Estádio Hayward Field.



Em busca do tão almejado Troféu Diamante, uma verdadeira obra de arte e da premiação expressiva em dinheiro, os atletas entre os melhores do mundo escolherão os meetings para somar pontos no total entre 32 provas diferentes.

Os atletas competirão por pontos, o que garante a classificação para a final, entre maio e setembro. Cada prova no masculino e feminino será realizada pelo menos de quatro até oito vezes rumo à final.

A final da temporada no Prefontaine Classic, em Eugene, será o único encontro que receberá todas as provas do circuito, apontando os 32 campeões do circuito em dois dias.

O Brasil tem o paulista Alison dos Santos (Pinheiros-SP), como o atual campeão invicto do circuito de 2022, assim como foi também o campeão mundial dos 400 m com barreiras, em Oregon em julho. Antes dele, só Fabiana Murer havia sido campeã da Liga Diamante, Na prova do salto com vara, da qual é recordista sul-americana, em 2010 e em 2014.

Alison está treinando no Centro Olímpico, em São Paulo, seguirá para os Estados Unidos em fevereiro. “Vamos entrar em mais provas dos 400 m este ano, mas como preparação para os 400 m com barreiras, que continua sendo o foco”, disse o treinador Felipe de Siqueira, que vai agora, publicado o calendário e as disciplinas, planejar a participação de Alison na Liga Diamante.

O calendário da Liga Diamante de 2023

Doha (QAT) – 5 de maio

Rabat (MAR) – 28 de maio

Roma (ITA) – 2 de junho

Paris (FRA) – 9 de junho

Oslo (NOR) – 15 de junho

Lausanne (SUI) – 30 de junho

Estocolmo (SWE) – 2 de julho

Silésia (POL) – 16 de julho

Mônaco (MON) – 21 de julho

Londres (GBR) – 23 de julho

Xangai (CHN) – 29 de julho

Shenzhen (CHN) – 3 de agosto

Zurique (SUI) – 31 de agosto

Bruxelas (BEL) – 8 de setembro

Eugene (USA) – 16 e 17 de setembro


Fonte: WebRun.