Que tal investir nos rolos de alongamento para melhorar sua postura?

Aquela dor muscular que vem sem avisar, pode ser um alerta de que falta algum alongamento, a má postura se instalou ou que as tensões do dia a dia estão se acumulando e causando incômodo. Para isso, muitas vezes vale a pena investir nos rolos de alongamento, mais conhecidos também como rolos de liberação miofacial, que podem ser usado a qualquer hora do dia em casa mesmo. Eles servem para soltar e relaxar a camada superficial da musculatura, auxiliando na recuperação muscular, facilitando o alongamento e melhorando possíveis dores pós-treino.


A professora da Bio Ritmo, Carolina Santos, diz que no geral não existem contraindicações. “Pode ser usado antes ou depois, independente do objetivo, mas não exagere, alternar os dias é melhor. A busca por um profissional continua sempre sendo o melhor caminho”. Os rolos específicos são pequenos, de aproximadamente 30 cm, com material rígido, normalmente EVA e plástico. As partes mais comuns para serem utilizadas são nas costas (principalmente lombar), glúteos, posterior de coxa, panturrilha, quadríceps, adutores, abdutores (laterais da perna) e lateral do tronco.

“O rolinho é o preferido dos corredores por auxiliar no recovery pós-treino, soltando a musculatura, diminuindo a concentração de ácido lático e ajudando no alongamento. Isso faz com que a dor muscular seja bem menor. Escolha um rolo específico, não para pilates”, explica Santos.

Vale sempre lembrar que mesmo que pareça algo simples, há movimentos e posições que são contra indicadas para algumas pessoas, por conta de suas limitações, patologias e até mesmo objetivos. “É sempre importante que os movimentos sejam indicados por um profissional de educação física ou fisioterapeuta”, completa a professora.


Fonte: WebRun