Como o Yoga pode influenciar na performance de atletas.

O yoga é uma atividade psicofísica compilada, organizada e sistematizada por Patañjali. No Brasil o yoga popularizou-se a partir dos anos de 1990, tornando-se um estilo de ginástica singular, ensinado regularmente por professores de educação física e terapeutas holísticos em ambientes como academias, clínicas e estúdios (TINOCO, 2016).

A prática do yoga, nos países ocidentais, ganhou popularidade de maneira especial como uma opção de exercício físico combinada com exercícios respiratórios e meditativos. As práticas de yoga não se baseiam apenas em condicionamento físico, todo o conjunto de exercícios e filosofia do yoga tem como objetivo a autoconsciência, o autogerenciamento e a autoeficácia, auxiliando os praticantes a construir habilidades essenciais para desempenhar diferentes funções, como foco, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, resistência, entre outros.


O yoga preocupa-se primeiramente com a flexibilidade, elasticidade e força do corpo físico […] excelentes atletas, dominam centenas de posturas yogues, que são extremamente difíceis. O yoga também oferece uma série de exercícios de meditação, incluindo as técnicas de respiração que exercitam pulmão e acalmam o sistema nervoso (FEUERSTEIN e PAYNE, 2011).

Estudos específicos têm apoiado os benefícios do yoga para atletas desde a década de 1990.

A prática do yoga envolve desenvolver e manter-se em posições específicas com o corpo chamadas asanas, controle consciente da respiração chamados exercícios de pranayama e meditação. Sobre os asanas, Ellsworth (2012, p. 20) afirma que as primeiras posturas a serem realizadas procuravam ativar os músculos, aumentar o ritmo cardíaco e liberar a tensão do corpo. Já as últimas posturas visam o relaxamento muscular, a diminuição do ritmo cardíaco, buscando promover alívio após um exercício revigorante. Segundo Camargo (2010, p. 10) alongamentos de cadeias musculares, integrados às respirações, relaxamentos e meditações do yoga não só harmonizam o corpo como também beneficiam a postura e proporcionam mais resistência ao corpo, mais força muscular, mais agilidade e melhores reflexos, como também, acalmam e fortalecem o autocontrole e a concentração.


Fonte: WebRun