Dobradinha queniana: Peres Jepchirchir e Alexander Munyao vencem Maratona de Londres.

Peres Jepchirchir, do Quênia, atual campeã olímpica, venceu a Maratona de Londres em 2h16min16s no domingo 21/04, estabelecendo um novo recorde mundial para uma corrida exclusivamente feminina. Assim, a atleta de 30 anos quebrou a marca estabelecida em 2017 por sua compatriota Mary Keitany (2h17min01s), também na capital britânica.


Tigst Assefa, a mulher mais rápida da história após sua vitória em Berlim em setembro passado, ficou sete segundos atrás de Jepchirchir, em segundo, com a vencedora de 2021, Joyciline Jepkosgei, em terceiro.

Jepchirchir agora se concentra em defender seu título olímpico em Paris, daqui a poucos meses, onde terá como objetivo se tornar a primeira medalhista de ouro consecutiva na maratona feminina na história dos Jogos Olímpicos.

O compatriota de Jepchirchir, Alexande Munyao, fez a dobradinha queniana. Ele venceu a Maratona de Londres pela primeira vez em sua carreira, completando o percurso em 2h04min01s.

Segundo colocado em Valência em dezembro, Munyao decolou nos quilômetros finais para cruzar a linha de chegada à frente do experiente etíope Kenenisa Bekele (2h04min15s) e do britânico Emile Cairess (02h06min46).

Antes da corrida, foi prestada uma homenagem ao recordista mundial e vencedor de 2023, Kelvin Kiptum, que morreu em um acidente de trânsito no Quênia no início deste ano.


Fonte: WebRun.