Marotinha retorna em outubro e em busca de pequenos campeões.

Pais e mães terão a chance de proporcionar, no Distrito Federal, um Dia das Crianças especial e esportivo. Após o êxito em fevereiro, em 12 de outubro, ocorrerá a segunda edição, este ano, da festa que conquistou moradores da capital federal nos anos 90: a maratona infantil Marotinha. Voltada, para crianças de 3 a 13 anos, a disputa atlética-mirim será realizada no Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, com apoio do Correio Braziliense e organização do Clube dos Atletas de Brasília (COR-DF). Ao todo, serão abertas duas mil vagas para quem quiser participar. As inscrições, gratuitas, começarão em setembro.


O assessor de relações institucionais do Correio, Miguel Jabour, destacou a importância da Marotinha para o DF: "Corridas infantis como essa conquistaram os corações das pessoas que, atualmente, são pais das crianças que vão correr". Ele acrescentou que o projeto é uma verdadeira festa para a cidade, muito mais do que uma competição. "Aqueles que quiserem encarar como disputa esportiva que encarem. Quem quiser vê-la como uma iniciação esportiva, um dia de lazer, um dia com a família, também será muito bem-vindo", convidou.

As distâncias dos percursos que as crianças encararão, em baterias de acordo com suas idades, já estão definidas. As que têm de 3 a 5 anos correrão 50m; de 6 a 8, 100m; de 9 a 11, 200m; e de 12 a 13, 400m. Os três primeiros colocados de cada prova receberão troféus.

A próxima edição da Marotinha contará com dois padrinhos estrelados. Um deles é Ronaldo da Costa que, entre outros feitos e vitórias internacionais, em 1998, venceu a Maratona de Berlim. Ele terminou a prova com o tempo de 2h06m05s, quebrando o recorde mundial que durava quase uma década. Com isso, se tornou a primeira pessoa do planeta a correr a uma prova do tipo com ritmo inferior a 3 minutos por quilometro. E essa era a segunda maratona que disputava.


Fonte: Correio Braziliense.