Daniel Nascimento está fora das Olimpíadas de Paris por doping.

O atletismo brasileiro enfrenta um momento delicado com a confirmação do doping de Daniel Nascimento, maratonista que havia garantido sua vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. De acordo com a lista atualizada de atletas suspensos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Nascimento testou positivo para três substâncias proibidas: drostanolona, metenolona e nandrolona. O anúncio, feito a poucos dias, também inclui a namorada de Daniel, Graziele Zarri, na listagem de suspensões.


Daniel Nascimento foi submetido a um teste surpresa no dia 4 de julho, que revelou a presença das substâncias drostanolona, metenolona e nandrolona, todos esteroides anabolizantes da classe S1, conhecidos como precursores da testosterona. Essas substâncias são usadas para aumentar a força, potência muscular e acelerar a recuperação.

O brasileiro alcançou o ponto alto de sua carreira em 2022, quando conquistou o terceiro lugar na Maratona de Seul com o tempo de 2h04min51s. Com essa marca, ele se tornou o maratonista mais rápido do mundo fora do continente africano.

No ano passado, Danielzinho esteve presente nos Jogos Pan-Americanos, mas acabou não competindo na prova dos 10.000 metros. Ele justificou sua ausência dizendo que perdeu o ônibus para o estádio.


Fonte: WebRun