A Abbott World Marathon confirmou nesta semana que a TCS Maratona de Sydney apresentada pela Asics se juntará ao seleto grupo de Majors em 2025, se tornando assim a sétima maratona da série Abbott World Marathon Majors.
A próxima edição da corrida australiana acontece em 31 de agosto de 2025, já oficialmente como uma Major Marathon, junto com as maratonas de Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.
A Maratona de Sydney é atualmente a maior da Oceania e teve um recorde de 20.272 finalistas na sua edição de 2024 que, aconteceu em 15 de setembro e, permitiu que ela passasse em sua segunda avaliação consecutiva e se tornasse uma Abbott World Marathon Major.
“Estou emocionada que Sydney se tornará a sétima Abbott World Marathon Major. A equipe local tem trabalhado para este dia, todos os dias, por mais de três anos, e ver a melhoria em suas operações e experiência no evento a ponto de agora podermos chamá-los de Major tem sido profundamente impressionante”, disse Dawna Stone, CEO da AbbottWMM.
Sydney fará parte da jornada em direção ao próximo marco Major, a nova medalha Nine Star, que começará quando mais duas corridas forem adicionadas à série; no entanto, os finalistas de Sydney podem começar a contar a corrida de 2025 para sua Nine Star.
A Maratona Sanlam Cape Town e a Maratona de Xangai, que estão atualmente no processo de candidatura, podem se juntar às Majors já em 2026 e 2027, respectivamente, caso passem por dois anos de avaliações.
O atual programa Six Star permanecerá em vigor para corredores que se esforçam para completar as seis corridas originais da Abbott World Marathon Major. A AbbottWMM se comprometeu a manter a medalha Six Star, que continuará a ser concedida por essa conquista incrível, mesmo quando a medalha Nine Star estiver disponível.
Para ajudar a comemorar a jornada e as conquistas de cada corredor, a AbbottWMM também introduziu uma moeda comemorativa para cada corrida e Sydney agora tem uma. Expositores personalizados podem ser adquiridos para exibir as conquistas do corredor de duas a sete corridas.
Wayne Larden, diretor de prova da Maratona de Sydney, disse: “Tornar-se a sétima Abbott World Marathon é simplesmente incrível para o evento, a cidade de Sydney e o estado de New South Wales. Não poderíamos ter alcançado o incrível crescimento e elevação na entrega para chegar às Majors se não fosse pelo apoio do governo de NSW e Destination NSW, além de nossos principais parceiros TCS e Asics. Nossa equipe é de primeira linha e trabalhou muito para fazer isso acontecer. É realmente especial para todos nós.
“Este marco incrível terá um impacto profundo na corrida na Austrália, inspirando a comunidade a se tornar maratonista e fazer algo especial para si, suas famílias e amigos. A saúde da comunidade será beneficiada juntamente com um enorme aumento na arrecadação de fundos. Estamos muito animados em realizar o evento de 2025 como parte da maior série de maratonas do planeta!”
Melissa Brotz, diretora de marketing e comunicações da Abbott, patrocinadora principal da série, disse: “Maratonistas do mundo todo estão comprometidos em ser o melhor e mais saudáveis. A adição de Sydney às corridas Abbott World Marathon Majors dá a mais pessoas a oportunidade de celebrar o que você pode alcançar quando se concentra na sua saúde.”
Os critérios usados para avaliar os candidatos no processo de avaliação atual incluem todos os aspectos da experiência do corredor, da Expo ao percurso da corrida, o padrão dos atletas de elite recrutados, todos os procedimentos operacionais, padrões de segurança e muito mais. A corrida mais recente a ser admitida na série foi a Maratona de Tóquio em 2013.
Fonte: WebRun.