Fundada em 1914, na Filadélfia, Estados Unidos, a Brooks, que ficou conhecida principalmente pela especialização em tênis e roupas de corrida a partir de 2001, desembarcará oficialmente no Brasil em março com e-commerce próprio (que contará com os modelos mais populares da marca como Ghost, Glycerin, Adrenaline, entre outros) e presença nas principais lojas esportivas e especializadas de corrida do país.
No Brasil, a Brooks será
representada pela MacroSports, distribuidora de grandes marcas esportivas de
alta performance, entre elas a Pinarello, KASK, KOO e aposta na reputação da
marca em mercados como Estados Unidos, Europa e Ásia, para conquistar os
corredores brasileiros.
“Acreditamos que o mercado
brasileiro tem um grande potencial para receber uma marca como a Brooks, tendo
em vista o grande crescimento das corridas de rua, o boom dos clubes de
corrida, assessorias esportivas e a busca pela modalidade de corridas em
trilhas (trail running)”, disse Caio José Rodrigues, líder da MacroSports.
“Os corredores brasileiros estão sempre em busca de novidades, tais como tecnologias para performance, conforto ou estabilidade. E a Brooks é reconhecida por ouvir seus corredores e colocá-los em primeiro lugar. Por isso acreditamos que o Brasil é um mercado-chave para a marca, que tem crescido consideravelmente em diferentes regiões do mundo”, explica Daniel Comerian, Sócio-Fundador da BOLD. Consultoria, parceiro estratégico da MacroSports.
Mercado
A marca número 1 nos Estados
Unidos, reconhecida por sua tecnologia inovadora e produtos de alta qualidade,
que tem como objetivo mudar o mundo da corrida e atingir os diversos tipos de
corredores, recentemente anunciou que superou US$ 1 bilhão de receita global
acumulada até setembro, sendo a primeira vez que alcançou este marco antes do
início do seu quarto trimestre.
O sucesso durante este período
foi impulsionado pelo crescimento em todas as regiões e canais, incluindo um
aumento de 10% ano a ano na América do Norte, onde o canal de e-commerce
cresceu 16%.
A Brooks manteve a liderança de
participação de mercado no segmento de tênis de corrida para adultos no varejo
norte-americano pelo 11º trimestre consecutivo e também seguiu no topo até o
último relatório divulgado.
Além disso, a marca garantiu
fortes resultados no terceiro trimestre em outras regiões. A receita cresceu
mais de 30% na região Ásia-Pacífico e América Latina (APLA), enquanto na
Europa, Oriente Médio e África (EMEA), o bom momento da Brooks resultou em um
aumento de 10% na receita, impulsionado pelo crescimento de 24% nas vendas
diretas do e-commerce.
Sustentabilidade
O compromisso da Brooks com a
sustentabilidade se reflete em diversas iniciativas que vão desde o uso de
materiais reciclados e biodegradáveis, até a criação de calçados com menor
impacto ambiental e o compromisso com a neutralização de carbono até 2040.
A marca está focada em criar
produtos que não só ofereçam o melhor desempenho para os corredores, mas também
promovam um futuro mais verde e sustentável, sem comprometer as necessidades
dos atletas e do planeta.
Tecnologia
Um grande diferencial da Brooks é
a infusão de Nitrogênio na entressola de grande parte de seus tênis de corrida,
oferecendo maior desempenho e conforto durante a corrida.
O Nitrogênio permite que a
entressola seja mais leve, ao mesmo tempo em que proporciona maior
amortecimento e responsividade. Um exemplo é a nova tecnologia DNA Tuned,
utilizada nos modelos da linha Glycerin, incluindo o novo Glycerin Max.
Todos os estudos e testes são
realizados no Run Search Lab, laboratório da Brooks, situado em Seattle, no
estado de Washington, nos Estados Unidos, que busca sempre aprimorar todos os
materiais e tecnologias colocando o corredor, independente do nível, em
primeiro lugar.
Fonte: Mkt Esportivo.