Year in Sport: Strava lança relatório sobre tendências do esporte em 2024, revelando que se exercitar não é mais sinônimo de exaustão.

O Strava, principal plataforma de pessoas ativas, anunciou hoje o lançamento de seu Relatório Anual sobre Tendências do Esporte (Year in Sport 2024), que identifica o cenário global de atividades físicas em 2024.

O Strava analisou bilhões de dados exclusivos, registrados por sua comunidade global formada por mais de 135 milhões de pessoas em mais de 190 países, além de insights obtidos em uma pesquisa com mais de 5 mil pessoas ativas, assinantes ou não da plataforma.

Os resultados mostram como as pessoas em todo o mundo estão priorizando o equilíbrio – ao invés do esgotamento – em suas rotinas de exercícios, buscando também conexões sociais através das atividades físicas.

“O Year in Sport é um momento extremamente importante para a nossa comunidade, quando analisamos as tendências globais do esporte e comparamos com a do mercado barsileiro. É sempre um report muito aguardado e usado como base para entendermos também o que se espera para o novo ano que chega no que diz respeito aos hábitos da comunidade esportiva.”, comenta Rosana Fortes, country leader do Strava no Brasil.


Os dados mostram um grande crescimento em clubes de corrida e atividades em grupo. Fazer conexões sociais é o principal motivo para as pessoas se exercitarem.

Corrida é o esporte vencedor

Mundialmente e também no Brasil, a corrida foi o esporte mais praticado no Strava e é o esporte social que mais cresce.

Explosão nas atividades em grupo:

Global: participação em clubes de corrida cresceu 59%.

Brasil: crescimento de 109% (quase o dobro).

Aumento de corridas em grupo:

Global: 18% mais corridas realizadas em grupos com mais de 10 pessoas.

Brasil: crescimento de 30%.

Amizades através do fitness: 58% dos entrevistados afirmaram ter feito novos amigos por meio de grupos de atividades físicas, enquanto quase um em cada cinco Geração Z saiu em um encontro com alguém que conheceu através do exercício – e essa geração foi quatro vezes mais propensa a preferir conhecer pessoas em treinos do que em bares.

Conexões mais fortes, mais quilômetros: a média de duração de atividades (corridas, pedaladas, trilhas) com mais de 10 pessoas foi 40% maior do que atividades realizadas sozinhas.

Por que ingressar em grupos de corrida?

Razão principal:

Global: 48% citam conexões sociais como o principal motivo (55% entre a Geração Z).

Brasil: 56% mencionam conexões sociais como razão principal (mesmo índice para a Geração Z).

Proporção de pessoas que dizem ter feito novos amigos por meio de um grupo de atividades físicas em 2024, globalmente e no Brasil:

Globalmente

58% no total

66% da Geração Z

Brasil

76% no total

77% da Geração Z

Interesse em treinar com amigos em 2025:

Global: 40% da Geração Z deseja aumentar os treinos com amigos.

Brasil: 36% da Geração Z têm esse interesse.

Horários mais populares para corridas em grupo durante a semana:

Global: 18h/19h.

Brasil: 19h/20h.

Cidades mais sociais em 2024 (maior concentração de pessoas correndo simultaneamente):

Brasil: Fortaleza (57%).

Espanha: Valência (48%).

França: Lyon (52%).

Indonésia: Jacarta do Sul (78%).

Reino Unido: Leeds (54%).

EUA: Nova York (48%).

Quando o corte é feito para a seleção em gênero, há uma diferença relevante:

Atividades matinais em grupo aos finais de semana:

Global: 35% das atividades femininas são em grupo, 20% a mais que as dos homens.

Brasil: 41% das atividades femininas são em grupo, 31% a mais que as dos homens.

Strava é o novo app de relacionamentos?

Globalmente, o número de pessoas que preferem conhecer novas pessoas em um grupo de fitness (59%) é quatro vezes maior do que aquelas que optam por um bar (14%). No Brasil, essa preferência se mantém, com 66% favorecendo grupos fitness e apenas 18% escolhendo bares.

As gerações estão se preocupando mais com o consumo de álcool para não atrapalhar suas atividades e desempenho:

Redução de álcool para atingir metas fitness:

Global:

92% no total.

96% entre a Geração Z.

Brasil:

93% no total.

95% entre a Geração Z.


Fonte: WebRun.