Pesquisa aponta que Asics e Olympikus são as marcas mais lembradas quando o assunto é tecnologia de ponta.
O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, em parceria com a Arena Hub, que é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte, acaba de lançar a pesquisa inédita “Tecnologia e Esporte”. Presente na vida dos atletas amadores de todo o país, a utilização dos wearables se tornou algo cada vez mais frequente e a partir desse aumento, o recorte tem como objetivo compreender o impacto dessas tecnologias no desempenho dos esportistas, na experiência dos espectadores e na gestão de eventos esportivos.
Fruto de um levantamento com
esportistas de todo o país, o estudo conta com mais de quatro mil respostas,
que foram coletadas ao longo dos meses de setembro e outubro deste ano. Os
números apresentados são de perfil demográfico e comportamento de compra dos
participantes.
“Essa pesquisa mede o nível de
adoção de tecnologias já consolidadas por atletas amadores com a função de
entender a capilaridade, o comportamento e impactos sociais e de motivação para
o esporte, que combina cada vez mais com a inovação tecnológica. Ao lado da
Arena Hub, realizamos um mapeamento que contou com mais de 4 mil respostas e
descobrimos novos cenários de presença de marcas no setor, com resultados
inéditos de tênis, aplicativos e acessórios tech”, afirma Daniel Krutman, CEO
do Ticket Sports.
“A parceria entre o Arena Hub e a Ticket Sports na construção desta pesquisa é um passo estratégico para compreender o nível de inovação no mercado de corrida de rua e esportes outdoor. Nosso objetivo é identificar tendências, oportunidades e desafios, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactem positivamente atletas, organizadores e toda a cadeia do esporte”, ressalta Fernando Patara, Cofundador e head de inovação da Arena Hub.
Com os atletas amadores
procurando melhorar as suas respectivas performances, a pesquisa revela que
84,4% das pessoas utilizam um relógio esportivo e a marca mais lembrada pelos
praticantes de corrida é a Garmin. Já entre os aplicativos, o Strava foi o mais
citado com 46% das respostas. Não é à toa que a marca possui 100 milhões de
usuários em todo mundo, segundo dados recentes.
Além desses aparelhos, o estudo
da plataforma também mostra que os entrevistados estão em busca de outros
equipamentos de qualidade, como tênis de placa e amortecimento. Nesse quesito,
pela primeira vez a Asics e Olympikus foram lembradas como referências no
assunto tecnologia de ponta, dentro de um levantamento da base do Ticket
Sports.
PERFIL DOS PARTICIPANTES
Gênero- 64,9% dos atletas
usuários da tecnologia esportiva são do sexo masculino, enquanto 35,1% são
mulheres.
Faixa Etária- De 41 a 50 é a
idade desse público.
Tempo no esporte- Segundo o
recorte, 36,6% praticam algum esporte há mais de 11 anos, o que ilustra todo o
conhecimento sobre essas tecnologias.
Marcas de Relógios- Entre as
marcas de relógios esportivos mais utilizados estão a Garmin, Samsung e
Amazfit. De acordo com os entrevistados, 74,4% procuram esse produto para ter o
auxílio do GPS, enquanto 63,2% buscam o monitoramento da frequência cardíaca.
Tênis especializados- A busca por calçados especializados com tecnologias de ponta aumentou nos últimos anos, levando as marcas a modelos de primeira linha. Nesses casos, 89,8% fazem parte desse grupo, que tem a Asics, Olympikus e Nike como as preferidas.
Aplicativos- Frequente no celular
das pessoas, os aplicativos esportivos são utilizados por 89% dos praticantes
de atividade física. O mais lembrado foi o Strava, seguido pelo Garmin Connect
e Adidas Running.
Roupas de compressão- Quando o
assunto são as roupas de compressão, apenas 57,5% utilizam essas peças.
Os números levantados fazem parte
de uma série de informações levantadas pelo Ticket Sports com o objetivo de
colaborar com os organizadores de eventos esportivos nacionais e
internacionais.
Fonte: WebRun.