Nos últimos anos, as corridas de rua deixaram de ser apenas uma modalidade esportiva para se tornarem um verdadeiro fenômeno cultural e social. A modalidade, que combina atividade física, estilo de vida saudável e experiências de superação, conquistou milhões de adeptos em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente. De acordo com o relatório Year in Sport 2024 do Strava, principal comunidade digital para pessoas ativas, o Brasil aparece como a segunda maior comunidade de atletas na plataforma, com mais de 19 milhões de usuários, refletindo a força do esporte no estilo de vida dos brasileiros.
De circuitos locais a grandes
maratonas internacionais, o número de praticantes cresce em um ritmo
impressionante e alavanca uma nova tendência no turismo: o Maraturismo. A
modalidade une turismo e corrida de rua, permitindo que atletas aproveitem
férias, recessos ou até mesmo um feriado curto para competir em diferentes
cidades, estados ou países, combinando o esporte com novas experiências
culturais.
O dentista carioca Fernando Sergio, de 46 anos, é corredor há 15 anos e organiza grande parte de suas viagens em torno das corridas de rua. Ao longo desse tempo, já completou 24 maratonas, percorrendo trajetos icônicos no Brasil e ao redor do mundo. Entre suas provas internacionais, estão maratonas renomadas como Amsterdã (Holanda), Santiago (Chile), Chicago (EUA), Munique (Alemanha), Boston (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Berlim (Alemanha). No Brasil, desafiou-se na Serra do Rio do Rastro, participou do desafio 24K + 42K da Maratona do Rio em 2019 e também correu em Porto Alegre. “A ideia é unir o turismo com o esporte que amo, combinando duas grandes paixões da minha vida”, afirma Fernando. “Para mim, cada corrida vai além da linha de chegada – é uma chance para estimular o autoconhecimento, superação e explorar o mundo de um jeito único e memorável.” Agora, ele se prepara para a sua 25ª maratona, que acontecerá em Roma, no mês de março. No Brasil, já tem outro grande desafio marcado: a Maratona do Rio, em junho. “A expectativa é enorme, tanto pelo desafio da distância quanto pela energia do público. Competir no Rio é sempre especial”, destaca.
Exemplo vivo dessa transformação,
a Maratona do Rio, produzida anualmente pela Dream Factory, atrai corredores de
diversos cantos do Brasil e do mundo. Para Agatha Abrahão, diretora executiva
da Stella Barros Turismo, agência oficial da Maratona do Rio 2025, o
crescimento do Maraturismo no Rio de Janeiro reforça a cidade maravilhosa como
um dos principais destinos para corredores de todo o mundo. “Mais de 85% dos
inscritos na corrida vêm de fora do estado do Rio de Janeiro, com São Paulo,
Belo Horizonte, Fortaleza e Recife com os destaques. Só na Stella Barros, até o
momento, todas as vendas foram para clientes de fora do estado: 47% brasileiros
e 53% estrangeiros.”. De acordo com dados da Strava, o ano de 2023 registrou o
recorde de atividades realizadas durante viagens, e a Maratona do Rio ficou
entre as três mais registradas por atletas no mundo, atrás apenas das de Berlim
e Paris.
Crescimento e impacto do
Maraturismo no Brasil e no mundo
Nos últimos anos, as corridas de
rua não só impulsionaram a economia, mas também transformaram destinos
turísticos em grandes palcos esportivos. Segundo o Perfil do Atleta Brasileiro
2024, da Tickets Sports, 71,2% dos participantes já viajaram para eventos
esportivos, e 73,3% preferem aproveitar todo o fim de semana no local. O desejo
de conhecer novos destinos e explorar novas regiões é um dos principais
motivadores para participar de provas fora da cidade de origem. Além disso, o
relatório Turismo e Esporte, da mesma plataforma, revelou que 95,4% dos
entrevistados planejavam viajar em 2024 para competir.
Agatha Abrahão, da Stella Barros, destaca o impacto transformador de viajar para participar de corridas de rua. “O esporte é uma linguagem universal. A corrida de rua, principalmente. Une diferentes origens, culturas e coloca a superação pessoal em uma perspectiva coletiva. Viajar e correr em outras cidades é ampliar essa conexão em diferentes lugares do mundo de forma ainda mais intensa. É um jeito inspirador de desbravar novos horizontes, dentro e fora da gente.”, afirma. Ela acrescenta: “Como uma agência de viagens carioca, temos o orgulho de receber, em junho, milhares de corredores de todo o mundo na nossa querida Cidade Maravilhosa para a Maratona do Rio, oferecendo uma experiência cuidadosamente planejada, que celebra o esporte e o turismo em profunda conexão.”
Além do impacto positivo sobre os
praticantes, a corrida de rua também gera benefícios econômicos significativos.
Grandes eventos atraem turistas, estimulam o comércio local e criam empregos
temporários, contribuindo para o fortalecimento da economia das cidades
anfitriãs. Além disso, muitas provas têm um forte caráter social, destinando
parte das receitas a causas ambientais e comunitárias, reforçando que a corrida
vai além do esporte. Ela se torna um veículo para conectar pessoas, inspirar
mudanças e, em muitos casos, transformar vidas.
Uma experiência completa para corredores
e acompanhantes
Pensando na praticidade, no foco
e no melhor preparo dos participantes, a Stella Barros Turismo oferece uma
experiência exclusiva para a Maratona do Rio, incluindo hospedagem em hotel
cinco estrelas, café da manhã e transfer exclusivo para o local de largada. Os
kits das corridas serão entregues diretamente no hotel, proporcionando mais
comodidade aos participantes. Na noite anterior às provas principais (21k e
42k), os corredores também poderão desfrutar de um jantar de massas especial
para recarregar as energias.
Outro diferencial da agência
oficial do evento é o acesso à largada avançada, proporcionando um pré-prova
mais tranquilo, além de uma área VIP na chegada, garantindo conforto e
exclusividade para celebrar as conquistas. Agatha Abrahão destaca que, além de
incentivar a prática esportiva, a Stella Barros busca elevar a experiência da
Maratona, tornando-a ainda mais especial. “Nosso objetivo é entregar serviços
que otimizem e enriqueçam a experiência. Conversamos com atletas para entender
quais detalhes fariam a diferença e garantiriam que eles pudessem focar
exclusivamente no desafio. A entrega dos kits no hotel, o transfer exclusivo e
a largada avançada são apenas alguns dos diferenciais pensados para tornar a
experiência mais fluida e confortável para os corredores.”
Fonte: WebRun.