Geração Z vê a prática de atividade física como estilo de vida, aponta estudo.

Cada geração tem sua forma de se envolver com o esporte, seja por meio de superação pessoal, bem-estar, socialização ou simplesmente pelo prazer do movimento. Para analisar essas diferenças, o Ticket Sports, principal plataforma de inscrições para eventos esportivos da América Latina, lançou o estudo “Gen XYZ: um estudo através das gerações”. A pesquisa, que ouviu 4.158 atletas de todo o Brasil, revela motivações e comportamentos diversos entre os perfis de atletas, destacando o aumento da participação da Geração Z no esporte. O objetivo do estudo é entender essas motivações para oferecer experiências mais alinhadas às expectativas de cada público.

O levantamento mostra que os Baby Boomers (de 61 a 79 anos) são os maiores consumidores de eventos esportivos, com quase 30% participando de mais de 12 eventos em 2024. Já a Geração Z vê o esporte como um estilo de vida, com foco em saúde, identidade e bem-estar, além da competitividade, que se reflete no crescimento da participação de jovens entre 15 e 25 anos em eventos esportivos, representando quase 11% dos inscritos em 2024.


Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, destaca que o aumento da participação jovem foi um dos motivadores da pesquisa, buscando adaptar a comunicação às necessidades de cada geração. As gerações mais velhas, como os Baby Boomers, praticam atividades físicas há mais de 11 anos, e sua principal motivação é a saúde e longevidade.

A pesquisa também aponta que, conforme a idade avança, a motivação para competir diminui, sendo substituída por objetivos relacionados ao bem-estar. Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports, enfatiza a importância de variar a abordagem na comunicação para manter o esporte acessível e atrativo a todas as idades. Além disso, ela destaca que explorar novos lugares é uma motivação comum entre todas as gerações.

Em termos de frequência, os Baby Boomers são os mais disciplinados, com treinos de 5 a 6 vezes por semana, enquanto a Geração Z é composta por mais praticantes ocasionais, o que aponta para uma oportunidade de incentivar a prática regular. A Geração Y, ou Millennials, é a mais equilibrada em termos de dias de treino durante a semana.


Fonte: Web Run.